31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco
Amanhã dia 31 de Maio é o Dia Mundial sem Tabaco. Aproveitamos essa data para lembrar aos pais dos riscos que o tabaco causa às crianças em vários momentos durante seu desenvolvimento.
Nossos pequenos são os mais vulneráveis aos efeitos nocivos do tabaco, uma vez que se encontram em crescimento.
Um recente estudo revelou que o fumo aumenta o risco de hospitalização do bebê por infeções nos primeiros 6 meses de vida. Isto indica que o tabaco não é só irritativo e prejudicial para as vias respiratórias, mas também para o sistema imune, aumentando a probabilidade de infeções graves.
Estima-se que cerca de 15 a 20% das mulheres que fumam continuam a fumar durante a gravidez! Sabe-se que o tabaco está relacionado com gravidez ectópica, mal formações congênitas, parto prematuro, baixo peso e aborto espontâneo. Durante a lactação a nicotina diminui a produção de leite e provoca ansiedade, transtornos do sono e apneias no recém nascido.
A exposição passiva ao fumo do tabaco por parte dos adultos que convivem com bebês, eleva em até 3 vezes o risco de morte súbita. A inalação do fumo do tabaco predispõe as crianças a sofrer as seguintes patologias: Asma, Pneumonia, Bronquite, Otites de repetição, Transtornos de aprendizagem, Défice de atenção, entre outras.
Pensando na saúde de nossa crianças a Primeiros Passos vem aqui no dia de hoje para alertá-los sobre os riscos e deixar uma dica importante:
Se você que parar de fumar ligue na Ouvidoria Geral do SUS - Disque Saúde: 136.