top of page

A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO PEZINHO

  • Dra. Carolina Conroy
  • 18 de jul. de 2017
  • 1 min de leitura

O teste do pezinho ou triagem neonatal é um exame realizado em todos recém nascidos, geralmente entre o 3º e 5º dia de vida, não devendo ser realizado antes de 48h de vida e nem após 30 dias, salvo exceções, para identificar doenças que levam a mortalidade e morbidades se não tratadas.


No Brasil, desde 2001, foi criado o Programa Nacional de Triagem neonatal para identificar e tratar as seguintes doenças: Hipotiroidismo congênito, Fenilcetonúria, Fibrose cística, Anemia falciforme e outras hemoglobinopatias. Em Minas Gerais, o teste ainda engloba mais duas doenças: Hiperplasia adrenal congênita e Deficiência de Biotinidase.


A importância da triagem neonatal é detectar doenças graves precocemente para que o tratamento adequado seja feito, evitando-se sequelas irreversíveis no recém nascido, como retardo mental, atraso no desenvolvimento. Um teste de fácil acesso para nossos pequenos, que não demanda muito tempo, nem sofrimento e que evita grandes complicações para nossos bebês.


Na rede pública, se o teste der alterado, inicia-se uma busca ativa da família e notificação para coleta do exame novamente. Já na rede privada, nem sempre isso é feito, sendo assim, os pais devem ficar atentos ao resultado do exame e sempre mostrá-lo ao seu pediatra.


Proteja seu bebê, realize o teste do pezinho!

 
 
 

Comments


Primeiros Passos

Somos uma clínica focada nos pequenos que necessitam...

Posts Recentes
Procure por Tags
  • Facebook Black Round
  • Instagram - Black Circle

© 2017 por JMG Soluções Digitais

Alameda da Serra, 1033B, Sl 506, Nova Lima - MG

Tel: (31) 3517-8806

bottom of page