top of page

Está preocupado com o crescimento de seu filho?

O crescimento da criança depende de fatores genéticos e ambientais. Os fatores genéticos estão relacionados à altura dos pais. Os fatores ambientais são, por exemplo, alimentação, prática de atividades físicas, uso de medicamentos e presença ou não de doenças. Para um pleno crescimento, é necessário que a criança esteja saudável, alimente-se bem e pratique exercícios próprios para a idade. Não conseguimos interferir nos fatores genéticos, mas é preciso estar atento aos fatores ambientais!

Não é possível avaliar o crescimento com uma medida de estatura isolada. É necessário um acompanhamento contínuo da criança ou adolescente para a construção de uma curva de crescimento. Cada criança possui uma curva de crescimento! Para avaliar se a essa curva é adequada, usamos modelos construídos através de estudos que levaram em consideração o crescimento de várias crianças saudáveis e comparamos com a curva da criança que está sendo avaliada.

Várias condições podem afetar o crescimento de uma criança. Exemplos são alimentação inadequada, patologias, deficiência de hormônio de crescimento e atraso da puberdade. Algumas dessas condições podem causar danos irreversíveis ao crescimento se não detectadas no momento correto. Por isso é importante avaliação pediátrica regular!

Primeiros Passos

Somos uma clínica focada nos pequenos que necessitam...

Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page