A VACINAÇÃO É MESMO IMPORTANTE?
Atualmente, estão crescendo os grupos de pais que optam por não vacinarem suas crianças. Alguns dizem que é para proteção, que é doloroso, que as vacinas não são eficazes, mas o que se tem comprovado é que a ausência de vacinação tem aumentado a incidência de doenças que estavam controladas ou mesmo erradicadas.
Um exemplo disso foi o surto de febre amarela que se iniciou no país ano passado, no qual tivemos 777 casos confirmados e 261 óbitos até este ano. E agora o grande aumento de casos de Sarampo na Europa, com 14.591 casos confirmados, atingindo 42 países com mais de 30 óbitos e na região das Américas (Canadá, EUA, Argentina) com 167 casos confirmados.
A taxa de imunização de sarampo (vacina tríplice viral) em 2016 foi 76,7%, bem abaixo dos 95% recomendado pela OMS (organização mundial de saúde), assim como nos países europeus, o que confirma o ressurgimento do Sarampo.
Então, queridos pais, vocês querem mesmo arriscar a saúde de seus filhos? A rede pública oferece as vacinas gratuitamente, temos comprovação científica da eficácia delas e não se gasta mais do que 5 minutos para a aplicação de uma vacina!
A vacinação é importante, ela nos previne do contágio de várias doenças e numa escala global, protege toda uma população.
Vamos preservar a nossa saúde e a de nossos pequenos!