DERMATITE ATÓPICA
A dermatite atópica (DA) é uma doença crônica, não contagiosa, de causa multifatorial e muitas vezes associada à asma e rinite. Tem uma evolução cíclica, com períodos de melhora e piora desencadeada por fatores precipitantes: poeira, baixa umidade, pele seca, cosméticos, produtos de limpeza, estresse emocional, roupas sintéticas, infecções, calor e frio.
Seu sintoma mais comum é a coceira intensa, o chamado prurido, que piora no período noturno, muitas vezes dificultando o sono e causando irritabilidade na criança. O eczema tópico é a manifestação típica com lesões avermelhadas, que coçam, descamam, podendo evoluir com crostas e tornando a pele espessa e acastanhada. A grande maioria das crianças apresenta remissão das lesões antes da adolescência.
As crianças menores de dois anos apresentam lesões em face, couro cabeludo e pescoço e nas crianças maiores acometem áreas flexoras e extensoras de braços e pernas, dorso das mãos, tornozelos, pálpebras.
O principal para controlar a dermatite atópica é evitar os fatores desencadeantes e controlar as crises agudas, sendo assim, seguem algumas dicas: - uso diário e contínuo de hidratante sem perfume, pelo menos duas vezes ao dia, logo após o banho, com a pele ainda úmida. - banho morno, rápido, com sabonete neutro e sem bucha. - evitar contato com cosméticos muito perfumados e produtos de limpeza. - evitar sabão em pó e amaciantes muito cheirosos ou potentes, lavar roupa de cama semanalmente e fazer dois enxágues na máquina. - retirar carpetes, cortinas, bichos de pelúcia e limpar a casa com pano úmido, sem varrer. - reduzir o estresse, exercendo hobbies e tendo mais horas descanso. - corticoides tópicos são úteis na crise aguda e devem ser prescritos pelo médico.
Na dúvida procure seu médico para uma avaliação!