Você sabe o que é terror noturno?
É um episódio no qual a criança acorda repentinamente e age como se estivesse muito assustada. É comum apresentarem gritos, sudorese, agitação, olhos arregalados, coração acelerado e tentarem correr. Ao tentar conversar com o pequeno, ele parece não estar percebendo sua presença e não responde ao chamado. Os episódios geralmente duram entre 10 a 20 minutos. Após esse tempo, a criança voltará a dormir. Diferentemente dos pesadelos, ela não se lembrará do que ocorreu durante a noite.
É mais comum entre 3 a 12 anos e ocorre mais frequentemente no primeiro terço da noite.
Apesar de assustador e de deixar os pais muito preocupados, o terror noturno é muito comum e, na maioria das vezes, não traz prejuízo algum para a criança.
É muito importante saber o que fazer caso seu filho apresente um episódio de terror noturno!
O mais importante é não o deixar sozinho. Como a criança fica muito agitada, ela pode cair ou esbarrar em algum objeto e se machucar.
Não tente acordar o pequeno durante o episódio. Esse erro é comum e só faz com que ele fique mais agitado e o episódio se prolongue.
Garanta que seu filho está dormindo bem e seguindo uma boa rotina de sono. Crianças com privação de sono tendem a ter mais terrores noturnos.
Antes de dormir, evite tarefas que deixem a criança estimulada, como brincadeiras agitadas ou assistir TV ou videogames.
Em caso de dúvidas, procure seu pediatra para que ele possa te auxiliar a diferenciar o terror noturno de outros distúrbios do sono que requerem tratamento específico.