top of page

ANEMIA

A anemia pode ser definida como a redução no volume de células vermelhas (hemácias) ou hemoglobina no sangue. Pode ser secundária a doenças nutricionais, doenças de caráter hereditário, infecções, intoxicação ou outras doenças crônicas.


Manifestações comuns das anemias são queda na curva de crescimento, atraso do desenvolvimento neurológico e maior propensão a adquirir doenças infecciosas. Em estágios mais avançados, a criança sente-se fraca, desanimada e com cansaço respiratório, podendo acarretar inclusive descompensação do sistema cardiovascular.


Em nosso meio, as principais causas de anemia são as carências nutricionais, como a deficiência de ferro, folato ou vitamina B12. Dentre essas, a mais comum é a deficiência de ferro.


É por isso que a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde recomendam a suplementação do ferro até os 2 anos de idade, fase em que a massa sanguínea da criança aumenta muito e o aporte de ferro na dieta não é suficiente para garantir a formação de tantas hemácias.


O ferro deve ser iniciado aos 6 meses, junto com a introdução alimentar. Em prematures e bebês que nascem com baixo peso, a suplementação é iniciada ainda antes, ao completarem 1 mês de vida. Algumas crianças em uso de fórmulas enriquecidas não necessitam realizar a suplementação de ferro.


Se você está em dúvida se seu filho está recebendo corretamente a suplementação de ferro, converse com seu pediatra!


Primeiros Passos

Somos uma clínica focada nos pequenos que necessitam...

Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page