Proteja seu pequeno durante o verão: Dicas de como aplicar repelentes em crianças.
Durante o verão os pernilongos aparecem com maior intensidade, uma vez que não controlam sua temperatura corporal eles se adaptam ao ambiente, ou seja, hibernam no inverno e se agitam no verão!
Os pernilongos possuem vida noturna, ficando escondidos durante o dia em lugares escuros e altos. Uma boa forma de prevenir que eles entrem na sua casa é manter as janelas fechadas nos períodos do nascer e do pôr do sol.
No caso do Aedes Aegypti, responsável pela transmissão do vírus da Dengue e da Zika, ele prefere lugares baixos e ataca com maior intensidade durante as primeiras horas da manhã e no final da tarde, são encontrados em locais abertos e possuem certa predileção pelo tornozelo. Proteger essa parte do corpo dos pequenos durante atividades fora de casa ajuda na proteção.
O uso de repelentes se tornou uma prática comum, porém deve ser aplicado nas crianças por um adulto. Podem ser usados para passeios em locais com maior número de insetos como praias, fazendas e chácaras, a Primeiros Passos selecionou algumas dicas para a correta aplicação:
- Nunca aplicar na mão da criança, elas podem esfregar os olhos ou mesmo colocar a mão na boca.
- Aplicar na quantidade e nos intervalos recomendados pelo fabricante.
- Não aplicar próximo a boca, nariz, olhos ou sobre machucados.
- Não deixar que a criança durma com o repelente aplicado. O repelente é uma substância química e pode causar reações alérgicas ou intoxicações na criança quando utilizado em excesso.
- Assim que não for mais necessário o repelente deve ser retirado com um banho.
Caso ainda tenha alguma dúvida com relação ao uso do repelente procure seu pediatra para maiores informações.