O TERROR DA FEBRE AMARELA
Novamente a febre amarela vem para assustar pais e crianças... A incidência da doença com casos fatais aumentou desde 2016 e a todo o momento escutamos novos casos na televisão, nos jornais, do vizinho e em quase todo ambiente frequentado. Devido a isso, devemos nos manter informados!
A maioria das pessoas acometidas pela febre amarela manifesta poucos ou nenhum sintomas. As primeiras manifestações são repentinas: febre alta, dor de cabeça intensa, mal estar geral, fraqueza, dor muscular, sintomas que são comuns a várias outras doenças. Nas formas leves a moderadas, os sintomas regridem por volta do 4º dia. Já nas formas graves há um período de melhora entre o 3º e 5º dia e após ocorre a piora do quadro, podendo surgir vômitos recorrentes, desidratação, hemorragias, icterícia (pele, olhos amarelados), insuficiência renal e hepática, podendo levar ao óbito.
Não há um tratamento específico para a febre amarela, deve-se controlar a febre e a dor com paracetamol e dipirona e manter uma boa hidratação. O acompanhamento e reavaliação médica do quadro se fazem necessário, justamente, para vermos a evolução da doença.
A melhor forma de prevenir é a vacinação, que pode ser realizada a partir dos nove meses de idade.
Para mais informações consulte seu pediatra.