Câncer pode estar ligado ao consumo de alimentos ultraprocessados
Alimentos ultraprocessados são aqueles fabricados em indústrias e que utilizam ingredientes que não podem ser encontrados em uma cozinha doméstica. Além de serem pobres em micronutrientes (vitaminas, sais minerais, água e fibras) esses alimentos apresentam alta quantidade de sal, açúcar, gorduras, realçadores de sabor e texturizantes.
Em recente estudo realizado pela Sorbonne em Paris, foram analisados registros médicos e hábitos alimentares de aproximadamente 105 mil adultos. Constataram um aumento de 10% no consumo de alimentos ultraprocessados – biscoitos recheados, pratos prontos para armazenamento, bolos e produtos de confeitaria, refrigerantes, gelatinas industrializadas, entre outros - associado a um aumento de 12% nos casos de câncer.
Apesar de os pesquisadores informarem que há a necessidade de estudos mais avançados, especialistas afirmam que é de grande importância a adoção de uma dieta saudável, com consumo de frutas, vegetais e fibras, como medida de prevenção não somente ao câncer, mas também a diabetes, hipertensão e obesidade.
A Primeiros Passos sabe das dificuldades encontradas pelos pais na hora de cortar esses alimentos, uma vez que são apresentados aos nossos pequenos em propagandas nos intervalos dos programas infantis, possuem embalagens com cores chamativas e estão posicionados para fácil acesso dos pequenos nos mercados e supermercados. Porém, através de bons exemplos dos pais e cuidadores, uma boa conversa explicando o quanto estes alimentos são prejudiciais e a inclusão das crianças nas decisões sobre alimentação, essa mudança pode ser facilitada.
Para complementar leia: https://goo.gl/9QZpe8
Matéria do The Guardian sobre o assunto: https://goo.gl/ZjuoKg