Birras – Dá pra evitar?
A birra é um desafio para pais, cuidadores e educadores infantis e normalmente ocorre entre os 2 e 4 anos. Durante essa etapa do crescimento infantil as crianças testam constantemente os limites dos pais e quando deparam com uma frustração disparam a chorar, espernear, gritar e algumas se jogam ao chão e se debatem.
Mas por que elas fazem isso? As crianças ainda não possuem maturidade suficiente para lidar com a frustração e recorrem a birra para se expressarem.
Para evitá-las e importante saber que elas sempre começam antes dos berros e do choro, tem início com uma manha, um pedido que não pode ser realizado, com o sono ou cansaço, o estar em lugares agitados e com muitas pessoas. Diante desses fatores de stress devemos criar estratégias de alívio de acordo com a idade da criança.
- até os 2 anos: quando perceber que a negação vai magoar o pequeno, mude de ambiente, crie uma distração e proponha uma brincadeira.
- entre 2 e 4 anos: esse é o período onde as birras são mais frequentes, evite responder somente com o não. Explique para o seu filho o motivo, diga para ele escolher uma data como o aniversário ou natal para ganhar aquele presente e quando não puder pagar, fale a verdade. Inclua a criança nas atividades, em uma ida ao supermercado peça a ela para segurar uma sacola leve ou pegar um produto na prateleira, por exemplo.
- Mantenha um tom de voz calmo, converse com a criança baixando até a altura dela, não grite e tente desviar o foco da birra. Até os 5 anos a criança não consegue manter a concentração nas palavras por mais de 30 segundos.
- Crie uma rotina: toda criança gosta de saber o que vai acontecer, o que pode e não pode fazer.