Bichinhos de Estimação e Crianças
Além de fofinhos os animais de estimação podem ser excelentes auxiliares no desenvolvimento das crianças. Além de desenvolver o senso de responsabilidade e a autoestima, o bichinho de estimação pode ser um aliado na prevenção da asma.
Os pais são os grandes responsáveis em indicar se a criança está pronta para ter um bichinho, mas é importante salientar que depende também do tipo de bicho escolhido. No caso do cachorro é indicado que a criança tenha entre 3 e 4 anos, uma vez que já adquiriram certa autonomia e são capazes de compreender algumas regras. Gatos e peixes são indicados a partir dos 3 anos, enquanto roedores somente a partir dos 4 anos. Já as aves não apresentam restrição de idade.
Vale lembrar que os pais irão exercer um grande papel nessa interação, uma vez que a responsabilidade de alimentar, limpar e levar ao veterinário será deles durante alguns anos. As crianças podem e devem ajudar começando com tarefas simples, como colocar água para os bichinhos e progressivamente podem assumir outras tarefas.
Alguns estudos recentes relatam que crianças em contato com animais, apresentam menor risco de desenvolver sensibilidade a pelos, pólen e poeira. Os bichinhos também podem contribuir na redução das chances de desenvolver resfriados.
Um bate-papo com o pediatra pode tirar algumas dúvidas e receios dos pais e indicado também conversar com um veterinário, profissional que pode orientar sobre os cuidados, vacinas e indicar qual bichinho seu pequeno pode ter.