Doenças típicas de inverno!
O dia 21 de junho marca oficialmente o início do Inverno e com a chegada da estação mais fria do ano nossos pequenos são os que mais sofrem.
Além da queda nas temperaturas o Inverno traz com ele a baixa umidade e o acúmulo de poluição, tudo isso favorece a proliferação de vírus e bactérias – grandes responsáveis pelas doenças respiratórias.
As doenças mais comuns nesse período são as que acometem as vias respiratórias superiores e inferiores e são de origem viral: BRONQUIOLITE, RESFRIADO, GRIPE, LARINGITE, AMIGDALITE, OTITE, SINUSITE E A PNEUMONIA.
Para proteger nossas crianças devemos adotar algumas medidas preventivas, como manter as vacinas em dia, tomar cuidado com a hidratação e manter uma dieta equilibrada. Alguns cuidados que devem ser tomados:
- Lavar bem as mãos, isso vale para as crianças e para os pais/cuidadores/professores. Principalmente depois de tossir, espirrar ou tocar os olhos;
- Fazer uso da lavagem nasal. Ajuda a umedecer as vias aéreas superiores e auxilia na higiene nasal;
- Evite grandes aglomerações de pessoas e lugares com pouca ventilação;
- Não levar os pequenos com resfriado para a creche ou escola, evitando assim a transmissão do vírus para outras crianças;
Lembre-se que durante o Inverno devemos tomar maiores cuidados com nossas crianças e que o seu pediatra no consultório pode ser de grande ajuda para evitar as grandes esperas em hospitais e prontos-socorros.