Anemia Ferropriva
- Primeiros Passos
- 3 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou no dia 19 de junho um documento sobre a Anemia Ferropriva e a necessidade de um olhar mais atencioso sobre a doença.
Mas o que é a Anemia Ferropriva? É a anemia por deficiência de ferro, este tipo de anemia pode ser causado por: Dietas inadequadas, hemorragias e doenças adjacentes. É mais comum em crianças e mulheres grávidas.
O tratamento normalmente consiste em reeducação alimentar e administração de suplementos férricos. Inicialmente esse tipo de anemia é totalmente ou quase totalmente assintomático, porém com o avanço a deficiência de ferro apresenta alguns sinais como: fadiga, dor de cabeça, palpitações, palidez, tontura, confusão mental, entre outros.
A Anemia ferropriva tem cura, porém o não tratamento é extremamente prejudicial ao desenvolvimento da criança, podendo levar a dificuldades de aprendizado, enfraquecimento do sistema imunológico e ganho de peso e altura abaixo do indicado.
O Pediatra é o profissional indicado para fechar o diagnostico e conduzir o tratamento para os pequenos e deve sempre ser consultado em caso de suspeitas e dúvidas com relação a saúde das crianças!

Comments