Agressividade Infantil
É assustador descobrir que aquele bebê tão fofinho é capaz de expressar raiva. O primeiro contato gera reações e questionamentos do tipo: Onde errei na educação desse menino? Ela é uma criança má? Como pode ser tão agressivo?
Apesar de assustador é sempre importante compreender que o uso da raiva por uma criança até 3, 4 anos é normal. Os pequenos não possuem recursos emocionais para lidar com a frustração, então quando suas vontades não são atendidas e a decepção é muito, muito forte eles não sabem lidar com essa intensidade e acabam demonstrando esse sentimento usando a agressão, porém é importante dizer que a criança agride para se defender do que sente e não entende.
A partir dos 4 anos a criança já possui alguns recursos para lidar com a frustação, mas ainda pode apresentar sinais de agressividade por imitar os adultos, por conta da sua personalidade e por acontecimentos na sua vida social como mudança de escola, separação dos pais, doenças e discussões. Nessa fase devemos estabelecer regras e limites claros, também devemos nos comunicar com os pequenos e tentar entender o motivo da raiva e orientá-los a mudar de atitude e compreender que a agressão não é uma atitude positiva.
Lidar com a agressividade infantil é sempre complicado. Exige uma boa dose de paciência, muita compreensão, vontade de educar e muito amor!