Receite um livro
- Dra. Carolina Conroy
- 13 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
A leitura já teve um peso muito grande no passado, no qual os intelectuais eram associados a seus imensos e inúmeros livros. Além da aquisição de conhecimento através da leitura, ela proporciona muito mais desde cedo.
Ler para uma criança estimula sua imaginação, seu poder de concentração e memória, favorece a ampliação de seu vocabulário e, assim, a expressão de seus pensamentos.
Durante a gestação a mãe já deve iniciar a leitura em voz alta, isso estimula a formação cognitiva e afetiva de ambos. Já no período pré-escolar, a leitura para os filhos facilitará seu letramento na escola, sua fala e sua sociabilidade, além de estreitar os laços entre pais e filhos.
Nos livros podemos abortar temas diversos de forma lúdica e muito criativa. Figuras, cores e texturas diferentes são fatores estimulantes para os pequenos terem gosto pelos livros.
A Sociedade Brasileira de Pediatra e colaboradores realizam a campanha “Receite um livro” incentivando os pediatras a estimularem a leitura parental com e para as crianças.
O hábito da leitura deve ser ensinado e praticado pelos pais, as crianças seguem exemplos, então, para quem não tem o costume, porque não começar hoje?

Comentários