Agosto Dourado – Amamentar sem dor
- Primeiros Passos
- 7 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Durante o mês de Agosto comemoramos o Agosto Dourado – Mês do Aleitamento Materno, como forma de incentivar e orientar a prática.
Porém algumas mamães relatam sentirem dores e desconforto durante a amamentação e acabam por encerrar precocemente esse período tão importante para o lactente.
A Primeiros Passos Clínica Pediátrica selecionou algumas dicas para auxiliar na diminuição das dores e dos desconfortos, mas caso as dores não diminuam é recomendado procurar um médico.
Vamos as dicas:
- Pega Incorreta: É a causa mais comum de dor nas mamas, a dor é bem característica: dói o mamilo. O primeiro passo é verificar a pega - deve observar-se se a boca do bebê está bem aberta e se o mamilo e a maior parte da auréola estão abocanhados. A pega errada prejudica a produção de leite e provoca feridas.
- Leite empedrado: Ocorre quando o leite materno não sai, pois o ducto da mama está entupido, a pele fica avermelhada no local e apresenta muita dor. É importante que a mãe use um sutiã que apoie bem os seios, mas que não comprima a mama para evitar que os dutos entupam. É recomendado também a realização de uma massagem para retirar o leite e evitar a mastite.
- Inchaço e endurecimento da mama: Damos o nome de ingurgitamento mamário e ocorre quando existe uma produção elevada de leite. Para solucionar é muito importante dar de mamar sempre que o bebê quiser para ajudar a esvaziar a mama, deve-se também aplicar água fria com uma compressa ou no banho logo após a mamada, para ajudar a diminuir o inchaço e a dor.
Lembre-se que o ato de amamentar é um momento de intensa conexão entre mãe e filho. Portanto em caso de desconforto e dor não deixe de procurar auxilio!

Comments