Celular e o sono
- Primeiros Passos
- 16 de out. de 2018
- 1 min de leitura
O celular está inserido na vida das crianças seja para distrair, acalmar ou trazer um minuto de descanso para os pais. A pequena telinha traz um universo de possibilidades que vão dos jogos eletrônicos aos vídeos.
Porém o uso do smartphone é cada vez mais precoce e o seu uso constante pode sim atrapalhar na rotina dos pequenos. Principalmente quando seu uso ocorre antes de adormecer.
As telas destes dispositivos emitem a luz azul (luz de onda curta enriquecida), que reduz a liberação da melatonina e interferem na dinâmica do ciclo do sono reduzindo a duração do sono profundo (REM).
Para diminuir os impactos no sono é recomendado que o uso do celular seja suspenso uma hora antes de dormir e no caso das crianças os quartos devem ser considerados zonas livres de celular, tvs e tablets.
É importante enfatizar que o uso do smartphone deve ser evitado até os 18 meses, até os 24 meses eles não devem usar os celulares sozinhos e dos 2 aos 5 anos limitar o uso a 1 hora por dia.
O desafio é grande, uma vez que os celulares se tornaram parte da rotina dos pais e as crianças despertam o interesse por eles muito cedo. Priorize as leituras na hora de dormir, incentive o seu filho a praticar atividades ao ar livre e mantenha uma convivência com os pequenos com menor intervenção do celular. Dessa forma o uso da telinha virá de forma natural e consciente e os impactos serão menores no sono e no desenvolvimento das nossas crianças.

Comments