Hiperatividade Infantil
- Primeiros Passos
- 9 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
É cada vez maior a preocupação dos pais com relação a hiperatividade infantil, principalmente ao se defrontarem com falta de paciência, dificuldades em seguir regras, inquietude e reações impulsivas.
Mas o que é hiperatividade? A hiperatividade é uma condição de “extrema energia”, pode ser motora ou mental.
Porém toda criança tem energia de sobra, então como identificar se é realmente hiperatividade? Devemos analisar e observar algumas atitudes como: não conseguirem ficar paradas ou sentadas por muito tempo, falar demais e interromper conversas, perda de foco com facilidade, falta de paciência em momentos de espera, abandono de tarefas e brincadeiras pela metade e falta de concentração no que é dito.
A Hiperatividade Motora é percebida pelos pais, familiares e cuidadores com maior facilidade. É o comportamento físico da criança, a agitação em momentos que não exigem esse comportamento, por exemplo assistir um desenho animado, ou um filme. É normal apresentarem falta de paciência com tarefas e brincadeiras e apresentam dificuldades para dormir.
A Hiperatividade Cerebral é mais complexa e demanda maior tempo para diagnosticar, uma vez que a criança se torna mais agitada em decorrência da aceleração da atividade. Essa agitação deixa os pequenos menos concentrados e com dificuldades em finalizar um raciocínio e normalmente é percebida por professores e cuidadores na escola.
É importante ressaltar que hiperatividade infantil não é TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). TDAH envolve outros distúrbios de atenção e de comportamento, além de desenvolvimento social e escolar.
Por isso é importante informar ao seu pediatra sobre a sua preocupação com o comportamento do seu filho. O pediatra pode realizar o diagnóstico, encaminhar e te orientar de forma concreta sobre a hiperatividade. Na dúvida marque uma consulta com o médico do seu pequeno!

Comentarios