14 de novembro Dia Mundial da Diabetes
- Primeiros Passos
- 13 de nov. de 2018
- 1 min de leitura
Amanhã celebramos o Dia Mundial da Diabetes, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis e atinge cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo.
Criança também tem diabetes, sendo a mais comum é a do tipo 1. Neste caso, a criança nasce com uma alteração no pâncreas e não produz insulina suficiente.
A diabetes do tipo 2, que está intimamente ligada a obesidade, sedentarismo e alimentação pouco saudável é normalmente diagnosticada em adolescentes e adultos. Nessa forma de diabetes o pâncreas produz a insulina, porém ela é ineficiente o que acaba gerando acúmulo de glicose no sangue.
Alguns dos sintomas da diabetes tipo 1 são:
- Muita sede
- Aumento da fome
- Emagrecimento ou perda de peso repentino
- Urina frequente e em grandes quantidades
- Fraqueza, cansaço e tonturas
- Câimbras e formigamentos
A diabetes do tipo 2, em sua maioria é descoberta durante consulta de rotina, os sintomas quando surgem são menos evidentes, mas também incluem sede, urina frequente em grande quantidade e falta de energia, normalmente diagnosticado em adolescente e adultos, mas crianças obesas têm apresentando esse tipo de diabetes cada vez mais cedo!
O tratamento da diabetes do tipo 1 normalmente é a base de aplicações de insulina, dieta equilibrada e exercício físico regular.
O tipo 2 tem como base de tratamento a dieta equilibrada, exercícios físicos regulares, necessidade de perda de peso e, em alguns casos, uso de medicação para facilitar a ação da insulina ou para ajudar o pâncreas a produzir mais insulina.
Converse com o seu pediatra e em caso de suspeitas informe-o imediatamente, o diagnóstico precoce é essencial para o controle da doença.

Commenti