Estresse Infantil
- Primeiros Passos
- 12 de abr. de 2019
- 1 min de leitura
Por muitos considerado doença de adulto, o estresse pode sim acometer as crianças. Com uma rotina cada vez mais atribulada, nossos pequenos começam desde cedo a viver momentos de tensão que exigem esforço físico e emocional.
Desde a escola que impõe um regime de competitividade educacional, a escolinha de futebol que exige desde cedo um nível de excelência, o grupo de amigos que reforça a necessidade de “ter” algo que não é uma real necessidade até os pais que colocam muitas responsabilidades sobre os filhos. Essas são algumas situações que podem levar ao estresse infantil.
Identificar uma criança com estresse não é tarefa fácil, uma vez que elas não sabem verbalizar o que está acontecendo. Mas podemos observar algumas reações e comportamentos que sinalizam o problema, tais como:
- Ansiedade;
- Desobediência;
- Choro excessivo;
- Pesadelos;
- Insônia;
- Doenças psicológicas.
Assim como para os adultos o estresse é causado por atividades em excesso, pressão por resultados e cobranças incompatíveis com a idade da criança.
Para evitar o estresse infantil é preciso diminuir as atividades, criar momentos de distração, permitir o brincar e promover um ambiente de apoio para a criança: aonde podem errar e aprender com o erro, criando assim as habilidades necessárias para a vida adulta.
Caso acredite que seu filho apresenta reações e comportamentos diferentes do habitual, converse com o seu pediatra e busquem juntos a melhor solução para o seu pequeno!

Comments