Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo ocorre durante todo o mês de maio com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
A edição de 2019 tem foco nas crianças, com o mote “No Trânsito, o sentido é a vida”, com peças publicitárias assinadas com a #MEOUÇA a campanha busca incentivar os adultos a ouvirem os conselhos dos mais jovens e a refletirem sobre o comportamento nas vias.
Pensando na segurança dos nossos pequenos selecionamos algumas dicas sobre como transportar corretamente bebês e crianças nos automóveis, confira:
Recém-nascidos e bebês ate 1 ano de idade: Devem ser sempre transportados no bebê conforto, é importante verificar a instalação do mesmo que deve ser posicionado de costas para o movimento, em um ângulo de no mínimo 45 graus. Não deixe de conferir e seguir as instruções do fabricante!
1 ano a 4 anos de idade (aprox. 9 a 18 quilos) A cadeirinha deve ser utilizada para essa faixa etária, fixada no cinto de segurança de três pontos, ela permite que a criança sente de frente para o movimento, assim como o bebê conforto deve-se seguir as instruções do fabricante para a instalação. A cadeirinha precisa estar firme, de forma a não permitir movimentos laterais maiores que 2 centímetros.
4 a 10 anos de idade (aprox. 15 e 36 quilos) O assento de elevação é projetado para que a criança sente em uma posição mais elevada, posicionando corretamente o cinto de segurança no corpo da criança, envolvendo o quadril, centro do peito e meio do ombro. Diferente do bebê conforto e da cadeirinha, o assento de elevação prende simultaneamente o dispositivo no banco e a criança ao dispositivo utilizando o próprio cinto de segurança.
A partir dos 10 anos de idade a legislação brasileira permite que a criança utilize somente o cinto de segurança, desde que ela consiga apoiar totalmente as costas no encosto, dobrando os joelhos sem escorregar para frente.