Bebês Prematuros
- Primeiros Passos
- 18 de jun. de 2019
- 1 min de leitura
Todos os bebês que nascem com menos de 37 semanas de gestação são considerados prematuros, no Brasil o nascimento deles corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, de acordo com o Sinasc (Sistema de informações Sobre Nascidos Vivos) e do Ministério da Saúde.
Esses pequeninos demandam maior tempo no berçário do hospital e são, normalmente, liberados quando atingem 2 kg, em média. Outros fatores são também levados em conta, como: boa sucção durante a amamentação, respiração regular e conseguir manter a própria temperatura.
Com a chegada do bebê em casa é muito importante que os pais e os cuidadores sigam as instruções da equipe de saúde que atendeu o bebê na maternidade, já que cada prematuro pode necessitar de cuidado e medicação específicos. É muito importante salientar que o bebê recebeu alta hospitalar no momento da saída da maternidade, portanto ele apresenta condições de saúde estáveis!
É importante nos primeiros meses, limitar o número e o tempo de cada visita, solicitar que lavem as mãos sempre. Os prematuros são mais sonolentos e devem ser acordados para mamar.
Muitos pais relatam que o bebê prematuro dorme demais e interage pouco com os pais, porém isso é normal! Bebês prematuros costumam dormir mais do que os nascidos a termo, a dica aqui é aproveitar mais os momentos de interação e intensificá-los a medida do possível.
Outro cuidado que devemos ter é em relação as vacinas, os prematuros têm direito, pela rede pública, a vacinas que os imunizam contra as principais doenças respiratórias, além de vacinas para fortalecer o sistema imunológico.
